06 novembro 2013

É preciso se movimentar.

Por que correr, eu quero é pedalar.

    Hoje  a saúde e a vaidade nos faz pular cedo da cama, comer alimentos saudáveis e praticar esportes, muuuito esporte!!!  Mas qual a melhor atividade, qual a melhor opção para se praticar???
  Que os seres humanos necessitam de exercícios, isso todo mundo sabe, o difícil é escolher qual modalidade mais se encaixa no seu perfil...correr, nadar, pedalar, dançar....ufa cansei.
   Hoje existem modalidades e estilos de esporte que sinceramente eu nunca ouvi falar, mas é válido todo esforço para manter corpo e mente sãos.

   A realidade social deste século nos coloca quase que 100% em função do trabalho ou  dos estudos e o que nos sobra vamos para casa dormir...triste né...mas isso tende a mudar.  Academias ajustaram seus horários para que a gente tenha mais flexibilidade na hora de malhar, e assim não temos mais a desculpa de que nos falta tempo de ir a academia.  
   Ah!! podemos também comprar equipamentos e malhar no conforto do nosso lar, itens como esteiras, bicicletas ergométricas e step podem ser facilmente conciliados aos espaços restritos das moradias modernas.

   Mas há quem queira mais, existe uma parcela da população que não se contenta em ficar simplesmente malhando em um espaço fechado, ou até em casa. Precisam de mais, necessitam de ar livre, querem aventura, emoção. E para essas pessoas que não vivem sem adrenalina, temos os Esportes Radicais.  Algo como canoagem, jump, pular de paraquedas, surf, mountain bike e muitos outros são opções para  pessoas que não querem apenas se exercitar.

   Na contra mão de quem vive em busca de fortes emoções, temos quem opte por fazer algo mais leve, mais zen, e é para esse grupo de pessoas recomendamos a Ioga e Tai chi chuan.

   Hoje vou contar para vocês um pouco mais sobre a Mountain Bike, modalidade de esporte onde o homem e a bicicleta se tornam um só.

https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gif 09 de outubro 11:52h
“...ela  é para MTB, é uma bike de médio desempenho, por conta de peso e configuração. ela é p/ terra e trilha, mas roda legal tb em asfalto, no meu caso atendeu 100% as expectativas, até mais, sei que ela pode render mais do que hj.  O que falta é preparo meu ainda.  Talvez  compre uma 29", mas não sei ainda... preciso ver o comportamento  dela,  é maior  que a minha, uma  26". Para melhorar a minha bike, trocaria do kit de relação, marchas

   A mountain bike ou também conhecida como bicicleta de montanha, é um tipo de bicicleta usada no Mountain bike, uma modalidade de ciclismo na qual o atleta deve fazer vários percursos com obstáculos e irregularidades. 



   A modalidade Mountain Bike surgiu na Califórnia na década de 1950, através das brincadeiras de alguns ciclistas e surfistas, que procuravam desafios nas competições em estradas, e os surfistas procuravam algo para fazer nos dias sem ondas.
   As bicicletas para a mountain bike são muito diferentes das bicicletas usadas no dia a dia. As bicicletas têm pneus mais grossos e cardados, para absorver impactos de forma mais eficiente, possuem mais aderência na lama. Usam amortecedores na frente, atrás ou os dois, para reduzir os impactos sentidos e permite maior controle da bicicleta, possuem quadros reforçados e mais resistentes, o guidão é necessariamente mais alto, permitindo uma posição menos inclinada e mais confortável, as relações de marchas são maiores e mais leves e varia de 21 até 27 marchas (algumas mais novas chegam a ter 30 marchas).

   Quando praticado o Mountain Bike é ideal usar todos os equipamentos de segurança, até porque os tombos são inevitáveis. Os equipamentos necessários são:

  • Capacete para proteger a cabeça contra eventuais quedas;
  • Óculos para evitar os respingos de lama, as pedrinhas e também os insetos que podem atingir a vista;
  • Luvas para se ter o controle da bicicleta, ajuda também a amenizar o suor escorrido dos braços para a mão;
  • Camisas que também são importantes, dando prioridade as camisas feitas de “coolmax”. Este tipo de tecido absorve e evapora facilmente o suor;
  • Bermudas são feitas com tecidos especiais também e são acolchoadas;
  • Sapatilha que prende no pedal, para se ter um maior desempenho, pois eles vão ficar na posição correta.
   Hoje são divididas em seis as modalidades de competição no mountain bike:

  • Cross-country é a mais tradicional, o percurso varia de 6 a 20km, normalmente é disputado em grupo e dividida em várias categorias; 
  • Downhill é a prova mais rápida, feita toda em declive; 
  • Dual Slalon o percurso é parecido com ao Downhill, porém é feito com 2 competidores lado a lado; 
  • Uphill a corrida é feita em morros, em média 80% da prova é nas subidas; 
  • Trip Trail é uma prova de percurso longo, geralmente termina em uma cidade e acaba em outra, alternando em estradas, trilha e asfalto
  • Freeride é a prova que o atleta vai testar as características da bicicleta, enfrentando barrancos, trilhas, rampas e obstáculos; 
  • Cicloturismo: é uma forma de viajar pelo mundo, utilizando a bicicleta como veículo alternativo. 

   Dentre essas modalidades as mais usadas tanto no Brasil quanto no exterior é o cross-country, o downhill e o dual slalom.

   As pessoas que sabem andar de bicicleta, já estão aptas a praticar o Mountain Bike. Mas é claro que exige certa habilidade, o correto é que se pratique um pouco antes de encarar os obstáculos das trilhas e estradas.
   Nesta atividade física também é indicado um exame, porque da mesma forma das outras se terá um desgaste, então deve ter um bom preparo físico.

   Então é isso pessoal, vamos nos movimentar, com cuidado e orientação médica...depois passem aqui no Blog e nos conte suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate